sábado, 23 de novembro de 2013

O Alentejo continua em grande (para não variar...)


Desta feita foi a National Geographic a render-se aos encantos da região mais bela de Portugal e arredores.
Um pouco por todo mundo as referências e reconhecimentos multiplicam-se. Ainda há dúvidas?
Não é por ser Alentejano que defendo com unhas e dentes a minha região, é porque simplesmente é sem sombra de dúvidas uma região única com mil e um encantos. A diversidade é tanta que poucas ou mesmo nenhuma região do mundo se pode dar ao luxo de apresentar tantas e variadas riquezas. A começar pela gastronomia, passando pela cultura e património, acabando nas riquezas naturais o Alentejo é todo um mundo para descobrir. Ou redescobrir consoante o caso.

A cereja no topo do bolo, naquela que é uma das maiores riquezas da região, surgiu também esta semana com a primeira estrela Michelin para o Alentejo, nomeadamente para o restaurante L'and Vineyards em Montemor-o-Novo. Como se diz por aqui, "custou mas foi" e finalmente a gastronomia Alentejana está nas bocas do mundo. Já era sem tempo! Talvez desta as pessoas se apercebam, como eu há muito digo aqui no blogue, que há mais vida para além do Fialho. Venham mais que o Alentejo e os seus restaurantes merecem.

Adenda 26/11/2013:
A primeira estrela Michelin no Alentejo não foi o L'and conforme escrevi acima, mas sim A Bolota, em Elvas, nos idos 1992 e 1993. Sim, eu sei... É um erro imperdoável para um Elvense e ainda por cima defensor da cozinha d' A Bolota, já aqui descrita no blogue como o ex-libris da cozinha alentejana. Fica o reparo!

Sem comentários: