sábado, 3 de agosto de 2013

O perfeito exemplo do socialismo (à boa moda elvense)

Elvas começa a ser uma cidade a necessitar urgentemente de ajuda externa, que a salve do desvario de duas décadas de socialismo.
Como se não bastasse a cidade estar pejada de placas com o nome do seu ainda Presidente da Câmara, Rondão Almeida, perdão, Comendador Rondão Almeida, por tudo quanto é sítio, agora é a vez de uma vereadora -  Elsa Grilo - ter uma placa com o seu nome: Biblioteca Dra. Elsa Grilo. Reparem no pormenor do título académico "Dra."... fantástico.
A justificação do Presidente para tal é uma pérola:

"é um reconhecimento pelo desempenho das funções ao longo destes vinte anos em prol da cultura no concelho e pelo excelente trabalho que desempenhou no grau mais alto que a cidade de Elvas tem que é o estatuto de Património da Humanidade”

A ver se nos entendemos: um político que desempenhe correctamente e com brio as suas funções não faz senão a sua obrigação e a isso chama-se serviço público, é para isso que foi eleito e para que servem os impostos que nós todos pagamos. Mais: em toda e qualquer organização, as conquistas são fruto do trabalho e do esforço colectivo, da equipa e de cada um desempenhar da melhor forma possível as suas tarefas. Mas em Elvas não é assim que acontece, os seus cidadãos trabalham, pagam impostos, mas os louros das obras que estes pagam recaem há vinte anos sobre uma única pessoa.
A cidade é hoje um verdadeiro estudo de caso sobre o socialismo. Tomada há vinte anos pelo PS, tem uma Câmara rica, sem dívidas, mas um povo de mão estendida à caridade do poder local, uma classe económica de rastos, anquilosada e totalmente dependente das compras do município, e imenso betão para mostrar obra feita. É uma cidade Património da Humanidade, espelho perfeito de uma política de parecer e não ser, cidade limpa e moderna, mas miserável no poder de compra das suas gentes, no abandono irremediável pelos jovens e nas festas e festarolas a toda a hora para os idosos. É uma cidade que inaugura piscinas nas suas freguesias ao mesmo tempo que tem necessidade de alimentar as suas crianças. Mas o socialismo encerra uma perigosa armadilha na sua ideologia de tudo decidir e controlar a nível central, pois um individuo que acredite piamente na moralidade superior da sua decisão sobre os outros vai querer perpetuar esse estado de coisas. E temos assim Rondão Almeida, há 20 anos a decidir o destino dos elvenses, como candidato do PS à Assembleia Nacional e número três da lista à Câmara Municipal. Infelizmente.
É hoje uma cidade mais bonita? Sem dúvida. É uma cidade melhor? Não. E duvido que o venha a ser no futuro mais próximo. Vasco Pulido Valente chamou-lhe em tempos a Rondónia; eu digo que já esteve mais longe disso.

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Tem obra feita e não tem dividas. Bom, sem dúvida. Mas, se mal pergunto, qual é o segredo? Bom aproveitamento de fundos comunitários, ao que dizem. Mas também há quem diga que isso seria uma vertente interessante de analisar..

André Miguel disse...

Muito interessante Kruzes.
Até nessa vertente será um caso de estudo. Seria mesmo muito interessante de analisar detalhadamente...