sábado, 1 de setembro de 2012

O som da vida


"Um morte na família era uma coisa raramente vivida como um acontecimento. Era vivida como uma mudança de estação, como o final do verão, ou um período de mau tempo. Uma morte na família aproximava-nos mais da morte a nós próprios. A religião não tinha tornado a morte menos sinistra: continuava a ser um mundo onde preferíamos não entrar. A morte na minha mãe não muito tempo depois de ter começado a minha carreira teve como efeito a eliminação de uma espécie de ruído branco da vida do meu pai e da minha, um ruído branco muito agradável que eu achava que talvez só as mulheres conseguissem proporcionar. Era o som da vida, ao contrário da lógica do silêncio de que os homens gostavam: as mulheres procuravam Deus, ao passo que os homens procuravam Euclides. Quem me dera que fossem a mesma coisa."

Thomas McGuane, Por Um Fio
Quetzal Editores. Tradução: Vasco Teles de Menezes

Imagem: daqui.

Sem comentários: