terça-feira, 25 de outubro de 2011

Absolutamente fulcral

Eu até gosto do actual Ministro da Economia, pois acredito que se o deixarem trabalhar podemos ter agradáveis surpresas, mas daí a achar que meia hora extra de trabalho é absolutamente fulcral, vai uma grande distância, ainda por cima para quem num passado recente se dizia liberal.
Sinceramente não vejo onde é que 15 minutos a mais de manhã e 15 minutos à tarde vão aumentar a produtividade. Quanto muito a produção e mesmo assim...
Tenho cá para mim que absolutamente fulcral seria liberalizar o horário de trabalho de modo a permitir uma adaptação às reais necessidades da empresa, eliminar o salário mínimo nacional, já que em tempos de crise (e não só) cada um só deve pagar o justo, acabar com esse para-quedas proteccionista dos incompetentes e reumáticos que dá pelo nome de "justa causa", eliminar todo e qualquer subsídio à actividade económica, já que são sempre os mesmos a pagar, acabar com as ajudas, perdão,  adjudicações directas, pois quem mais unhas tem mais toca viola, acabar com as taxas, taxinhas, alvarás, licenças, certificados, papéis e papelinhos para a criação de empresas e fico-me por aqui para não ser muito maçador.
Mas fulcral, fulcral mesmo, seria não cair no erro dos anteriores homólogos de confundir decisões políticas com iniciativas económicas. Mas, tendo em conta a tradição do rectângulo, isso já devo ser eu a sonhar alto.

2 comentários:

Daniel Santos disse...

fulcral seria medidas reais para o crescimento de Portugal e não meias-horas idiotas.

André Miguel disse...

Bingo caro Daniel!